terça-feira, 17 de abril de 2012

Amma - Mãe Divina .


Imagine uma criança nascida numa remota vila de pescadores no sul da Índia, em 1953. Agora imagine esta mesma criança, depois de alguns anos, forçada a abandonar os estudos, ainda na primária, para cuidar da casa e dos sete irmãos. Imagine também que esta criança sofreu maus tratos da própria família e preconceito da comunidade onde vivia porque nasceu com um tom de pele escura e azulado, e porque passava parte do seu tempo a meditar e a cantar incansavelmente o nome de Deus.
Quais as possibilidades reais de alguém nestas condições vir a se tornar uma das líderes espirituais mais respeitadas e ativas do mundo, e criadora da maior obra humanitária do planeta?

Quem é Amma?

Desde muito cedo, Amma quebrou padrões, regras, tradições e, principalmente, toda e qualquer expectativa de futuro para si mesma.
A sua motivação? O profundo desejo de servir ao próximo e despertar no mundo os sentimentos de amor e compaixão.
Este desejo começou a manifestar-se na infância, na pequena vila pobre onde nasceu, cuidando dos mais carentes e necessitados, mesmo pertencendo a uma família igualmente carente e necessitada.
Daqueles tempos difíceis até hoje, Amma não mudou. Ela continua a cuidar de quem sofre, só que agora numa escala mundial.
Ao longo de quase 40 anos dedica cada minuto da sua vida a quem precisa, Amma tocou os corações de milhões de pessoas, incluindo aquelas que um dia a trataram injustamente.
A expressão da compaixão da Amma não tem fronteiras. Além de criar uma missão humanitária internacional reconhecida pela ONU, desde 1987 Amma viaja anualmente ao Ocidente para levar sua mensagem de paz e amor em encontros públicos gratuitos. As suas visitas atraem multidões. São dezenas de milhares de pessoas em busca de suas palavras, da sua presença física e, principalmente, do seu abraço, considerado uma bênção por discípulos, devotos e simpatizantes em todo o mundo.

A Mãe

Amma nunca casou, nem teve filhos. Apesar disso, é considerada por milhões de pessoas como a Grande Mãe.
Mas por quê? Há quase quatro décadas Amma recebe amorosamente quem busca sua presença e escuta seus problemas com a paciência e a dedicação de uma mãe.
Esta incomparável experiência desperta uma compreensão mais profunda da natureza do mundo e um retorno à sua verdadeira essência.

A Mestra

“Amma não faz nenhuma reivindicação”. Frases como estas são repetidas frequentemente pela Amma.
Mestres verdadeiros não precisam de se declarar mestres para o mundo. Eles são reconhecidos por aqueles que têm o coração puro e que são sinceros em sua busca.
Uma mãe não precisa dizer ao seu filho “Eu sou a sua mãe”. Com a Amma também é assim: seus filhos a reconhecem naturalmente.
Na Índia, Deus não é visto como algo a parte, externo, ou que vive no céu. Deus é a nossa própria essência, o ser verdadeiro que reside no coração de todos.
Apesar de latente no interior de cada ser vivo, esta realidade divina não é manifestada em sua plenitude devido ao ego e seus aspetos como a raiva, a inveja, o medo, o apego, a incapacidade de perdoar, entre outros sentimentos negativos. Ultrapassar os bloqueios do ego é a grande conquista da vida.
Para isso, só quem já transcendeu o ego e vive estabelecido na Verdade pode elevar nossa compreensão limitada de Deus e do mundo até a verdadeira consciência divina. Ele é o satguru, o mestre realizado.

Desde os tempos mais remotos até hoje, uma linhagem de mestres nascidos na Índia vem conduzindo buscadores da Verdade até a realização final.
Vindos de todas as partes do mundo, muitos destes buscadores encontram na Amma o que tanto procuram: alguém que vive a Verdade suprema e que é capaz de guiá-los até ela.
Talvez você se pergunte “Quem foi o mestre da Amma?”. Ela nunca teve um. Nem estudou as escrituras sagradas. Apesar disso, tornou-se a mestra espiritual de milhões de seguidores. Em outras palavras, a força da vida, a luz-guia.

Quando surge o desejo sincero por este encontro, é possível perceber que, na verdade, o mestre sempre esteve à sua espera.
Autoconhecimento, união, paz, amor e compaixão. Essa é a mensagem e o exemplo que a Amma ensina. Um ensinamento que não é para poucos, mas para todos, e para o bem do mundo.

(Todos os anos a Amma vem a Barcelona em Novembro é o mais perto que ainda está do nosso Portugal )

Fonte : Ammabrasil.org                                       Ammachi - the Divine Mother    


1 comentário:

Seguidores